Inicio

menu

Aulas

Áreas

Programas

AUTOMASSAGEM

Independente do nível do praticante, uma boa recuperação é essencial para atingir bons resultados e prevenir lesões. A massagem é uma das várias formas que temos ao nosso dispor para restabelecer os níveis de energia e diminuir a sensação de dor e rigidez, muito frequentes depois do exercício físico.

Elimina toxinas, reduz pontos sensíveis, melhora a circulação sanguínea, diminui a sensação de fadiga, e estas são só algumas vantagens da massagem de recuperação.

A automassagem é uma boa forma de proporcionar esses efeitos e criar uma manutenção da sensação de bem-estar, mesmo entre sessões de massagem com um terapeuta certificado.

Existem duas técnicas para aplicar a automassagem: a massagem manual e a aplicação de acessórios de massagem.  A melhor será a que melhor se adapta a si e às suas necessidades.

Seguidamente apresento alguns exemplos:

  • Introdução de cremes ou óleos de massagem. Como auxiliar na massagem manual, os óleos e cremes com efeito térmico são muito comuns na massagem. Com efeito frio para recuperação dos músculos depois do exercício, ou efeito de calor para ajudar a preparar os músculos e articulações para o exercício físico. É necessário ter em atenção que, durante as primeiras vezes de utilização de produto, a aplicação deve ser sempre em pequenas doses como forma de prevenção de efeitos indesejáveis;
  • Rolo de espuma, que é muito usado para massajar grandes grupos musculares. A pressão é exercida através do peso do corpo. Por esse motivo o rolo pode ser desconfortável nas primeiras utilizações, no caso de iniciantes, uma vez que é necessária alguma prática para poder dosear a intensidade da pressão do corpo. Existem vários tamanhos e feitios, lisos, com saliências, compridos, mais firmes e mais suaves. Todos agem da mesma forma e têm as mesmas funções sendo o que difere é o estímulo que proporcionam.
  • Esferas ou bolas de ténis. Muito usadas para aliviar a tensão em zonas sensíveis, como por exemplo, contraturas profundas.
  • Vibração localizada. Aplicação de vibração através de um equipamento de massagem por vibração. Proporciona uma sensação de relaxamento quase imediata, muito versátil, pois pode ser administrada antes e após o exercício físico. Pode ser aplicada em pontos sensíveis ou em áreas doridas.

Ao criar um hábito de recuperação eficaz e funcional, aliado a uma prática de exercício adequada e a uma alimentação equilibrada, irá potenciar os seus ganhos em saúde e mobilidade. Dessa forma os efeitos dos treinos mais intensos serão muito mais fáceis de gerir e ultrapassar.

Espero ter ajudado.

Agora é colocar em prática 😉

Filipe Varela – Terapeuta

×

Inicie uma conversa

Olá! Para um melhor serviço de Apoio ao Cliente clique num dos membros da nossa Equipa

×