A eletroestimulação surgiu inicialmente como um recurso terapêutico utilizado por fisioterapeutas e outros profissionais da saúde, no tratamento de patologias físicas, no relaxamento muscular e na indução do sono terapêutico. Embora o seu desenvolvimento se tenha aperfeiçoado mais nas últimas décadas, o uso da corrente elétrica teve inicio na Antiguidade 2.750 (a.C.).
Com o atual desenvolvimento tecnológico, o uso da eletroestimulação expande-se a outras áreas da saúde como a do exercício físico, contribuindo para o aumento da performance atlética, melhorando os níveis de força, potência e hipertrofia muscular.
Durante a atividade física, vários segmentos corporais são mobilizados produzindo movimento que origina o encurtamento e o relaxamento das diversas fibras musculares. Com o aumento da intensidade e da fadiga são solicitadas cada vez mais unidades motoras, transmitindo mais potenciais de ação, que por sua vez irão recrutar um maior número de fibras musculares.
A mobilização ativa assistida eletricamente (eletroestimulação), atua como um agente facilitador à contração muscular e ao próprio movimento, aumentando o recrutamento do número de fibras musculares e, consequentemente, melhorando a performance.
O seu uso também é recomendado em casos de patologias osteoarticulares, diminuindo as forças de aceleração e o atrito intra-articulares, frequentemente aumentados pela sobrecarga do uso de outros equipamentos desportivos, promovendo um maior conforto nas articulações.
Em resumo, o treino com eletroestimulação tem inúmeros benefícios, quando aplicado corretamente, e pode ser uma ótima solução para quem tem pouco tempo e até não é fã de exercício físico, para quem tem pouco tempo e quer resultados rápidos e eficazes e para quem já tem o hábito de exercício físico e deseja um desafio diferente para completar os seus treinos semanais.
Os feedbacks positivos dos nossos alunos são muitos e o fator tempo (pouca duração) e a intensidade do treino (em apenas 20 minutos) são os mais comuns e frequentes.
Seja qual for a sua situação (e o seu objetivo) não há nada como experimentar!
Sérgio Santos – Personal Trainer