Meditação: Um “superpoder” na gestão do stress
Todos os dias existem diversas situações que nos levam a sentir stress, é algo inevitável que todos nós sentimos. O segredo está em adotar estratégias para geri-lo de forma eficiente e ganhar algum controlo sobre o mesmo.
Então o que é o stress?
O stress é uma resposta física e emocional aos desafios do quotidiano que de alguma forma perturbam o nosso equilíbrio. Em proporções moderadas, este pode trazer-nos benefícios, como por exemplo, motivar-nos a dar o nosso melhor numa determinada situação, através da ação do Sistema Nervoso Simpático.
No entanto, a sua acumulação, pode afetar o nosso organismo negativamente e “abrir portas” para outras complicações. É por isto mesmo que precisamos de uma boa estratégia e a MEDITAÇÃO é uma delas.
O que é a meditação?
A meditação é uma prática ancestral que se baseia na ligação existente entre o corpo e a mente. Na prática, o objetivo é, através da respiração e do foco, proporcionar um momento de pausa onde nos possamos focar apenas no presente, nas sensações do corpo e no ambiente que nos rodeia. Tal como num outro momento de introspeção, como por exemplo, numa prática da dança, numa prática de yoga, numa caminhada, durante a realização de uma pintura, etc..
No âmbito da gestão do stress, as principais vantagens da meditação são:
- Desenvolvimento da paciência e da tolerância;
- Contribuição para o autoconhecimento e para o equilíbrio emocional;
- Manifestação de sensações de paz, tranquilidade e claridade.
Importante lembrar que, tal como qualquer outra prática, a meditação requer treino consistente para o seu desenvolvimento. Assim, sugiro que comece por meditar apenas 5 minutos e, progressivamente, aumente o tempo da prática à medida que for sentindo mais autonomia no processo de abstração.
Alguns exemplos que podem ajudar:
Sente-se ou deite-se numa posição confortável, com os olhos abertos, e comece por observar o ambiente à sua volta, respirando de forma calma e controlada.
Feche os olhos e foque-se na sua respiração e no seu corpo. Inspire lentamente, deixe o volume da sua barriga aumentar (diafragma) e expire calmamente. Sinta os seus membros, o seu tronco e a sua cabeça – consciência corporal.
Continue esta prática ao longo de 5 minutos e, finalmente, abra os olhos calmamente e retorne à sua posição normal.
Espero ter ajudado e contribuir, em breve, para a diminuição do seu stress.
Boa meditação.
Rodrigo Marques – Personal Trainer