Alguma vez já se questionou quantas repetições deve fazer durante o seu treino? E séries? Se sim, este artigo é para si.
Séries e repetições são duas peças essenciais de qualquer plano de treino. E para que consiga otimizar os resultados do seu treino, é importante que saiba o que são, e como combiná-las.
Uma repetição é uma única execução de um qualquer exercício, como por exemplo um agachamento ou uma flexão. Já uma série é um conjunto de repetições realizadas em sequência, e sem descanso entre elas.
Mas será que todas as repetições são iguais? Não. Vários estudos comprovam que o mais importante para desenvolver a força e ganhar massa muscular é realizar cada exercício até não conseguirmos executar mais nenhuma repetição, o que designamos de “falha muscular”. E são estas últimas repetições, perto da falha muscular, que realmente contam, pois as primeiras não constituem estímulo suficiente. Na prática isto significa que, se executar 10 repetições porque o plano assim o manda, mas ainda tem força para mais 5, 10, 15, ou mais, então os seus resultados não serão os melhores possíveis. O número de repetições de uma série não designa apenas a quantidade de vezes que deverá executar o exercício, mas sim o número máximo que deverá conseguir realizar.
Assim, executar poucas repetições com muito peso ou muitas repetições com pouco peso terá um resultado semelhante, desde que realizadas até perto da falha muscular.
Quanto ao número de séries, mais é melhor, mas não por muito. Mais séries efetivamente têm um resultado superior, mas não proporcionalmente. Três séries não têm sequer o dobro do efeito de uma série única. Aliás, os estudos demonstram que 2 a 3 séries trazem 40% mais resultados que 1 série única, e 4 a 6 séries apenas mais 20%.
Considerando as semelhanças nos resultados entre realizar múltiplas séries ou uma série única, esta última opção talvez seja a mais indicada para programas de perda de peso e condição física geral, já que requerem menos tempo e possuem graus de fidelização superiores.
É fácil deixarmo-nos influenciar pelos nossos influenciadores de fitness preferidos, pelo que lemos nas revistas, ou pelo que vemos os outros fazer no ginásio, mas o mais importante é descobrirmos o que funciona para cada um de nós, e para os nossos objetivos, e o que mais nos motiva. Se prefere fazer poucas repetições, utilize mais peso. Não gosta de usar muito peso? Não há problema. Faça mais repetições. Apenas garanta que, em qualquer uma das opções que escolher, leva as repetições ao máximo do que consegue fazer. Não gosta de repetir exercícios? Também não é problema. Com apenas uma série terá resultados semelhantes a fazer várias séries.
Treine de forma inteligente e com certeza terá mais resultados!
Personal Trainer – Christoph Fetkenheuer