Porque duas pessoas com o mesmo peso têm um corpo diferente?
Antes de mais, é importante perceber o que é o peso e a composição corporal de uma pessoa. O peso ou massa – normalmente avaliado em Kg – refere-se à massa ou peso de um organismo. É o valor que vemos quando nos pesamos nas balanças mais simples. A composição corporal é tudo o que compõe o nosso corpo, nomeadamente, massa gorda, massa isenta de gordura, gordura visceral, água corporal, massa mineral óssea, entre outros, normalmente avaliada em % ou Kg.
Já se debateu de certeza com esta pergunta: “Como é que peso o mesmo que a pessoa X mas temos corpos tão diferentes?”
Imaginemos duas pessoas com 80Kg. Uma delas tem um corpo bastante tonificado e aparentemente saudável, enquanto a outra apresenta o corpo flácido. As duas pessoas têm realmente o mesmo peso, mas a sua composição corporal é completamente diferente!!!
Nunca podemos comparar duas pessoas, mesmo que elas pesem o mesmo. Alterações, por exemplo, ao nível da HIDRATAÇÃO, da IDADE, HORMONAL têm um papel determinante na nossa composição corporal.
É muito recorrente virem até nós pessoas que nos dizem que o seu objetivo é “perder peso”. Quando questionadas corretamente pelo profissional e após uma avaliação inicial, essas pessoas percebem que o que elas querem baixar é a sua percentagem de massa gorda e até talvez aumentar a sua massa isenta de gordura, ou massa muscular. São esses os parâmetros que a vão tornar mais saudável e mais perto do seu objetivo.
Para avaliar a composição corporal é recorrente utilizarem-se balanças de bio impedância, como temos no nosso estúdio.
A avaliação do peso permite-nos calcular o tão famoso IMC – Índice de Massa Corporal, que tem como variáveis o peso e a estatura. É uma medida internacional para avaliar se a pessoa tem o peso ideal tendo em conta a sua estatura. Hoje em dia já não é tão utilizado a solo pois, pegando no exemplo das duas pessoas de 80Kg, elas terão o mesmo IMC mas não quer dizer que ambas tenham o peso ideal. São necessárias avaliações complementares, como a bio impedância, que nos permite avaliar molecularmente se estamos dentro do padrão saudável ou não. Por isso já sabe, na sua próxima avaliação, preocupe-se com a sua composição corporal e não com o valor que lê na balança.
Joana Santos – Personal Trainer